Dois Pactos: Antiga Aliança e Nova Aliança

moses-1564373__340

Conforme você poderá constar no Curso de Eclesiologia, Deus fez o primeiro pacto, ou seja, o da Antiga Aliança, com Moisés e esta Aliança proposta por Deus exigia de um lado obediência a seus Mandamentos e Leis e, como retorno, Israel passaria a ser o Seu povo santo.
O povo escolhido por Deus no A. T. era santo (santidade ontológica), assim, seu estilo de vida deveria ser puro dentro da mais correta e absoluta moral, conforme se pode constar no Curso de Iniciação Teológica.
É importante observar que na escolha deste povo santo, Deus se tornaria conhecido por todos os povos, porém a infidelidade de Israel às exigências do Pacto Sagrado provocou o distanciamento de Deus e somente através de Jesus Cristo, com uma Nova Aliança, haveria a Restauração e a aproximação do seu povo com Suas Promessas.
Na Antiga Aliança, animais eram sacrificados para o consentimento do perdão Divino, mas na Nova Aliança, Deus prepara seu próprio Filho como o sacrifício para limpar os pecados da humanidade: ”[…] ‘Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória […] Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado em favor de vós’.”, (Lc 22,19-20).
E este plano salvífico aboliria de uma vez por todas os sacrifícios de sangue de animais, ao mesmo tempo em que trazia uma Boa Nova que é a Promessa do Reino de Deus, para os que seguem o Caminho e praticam a Palavra de Jesus Cristo.

[…]. A preparação imediata tem seus inícios com a eleição de Israel como povo de Deus. Por sua eleição, Israel deve ser o sinal do congraçamento futuro de todas as nações. Mas já os profetas acusam Israel de ter rompido a aliança e de ter-se comportado como uma prostituta. Anunciam uma nova e eterna Aliança. “Esta Aliança Nova, Cristo a instituiu.”, (CIC § 762, 39.11).

ATENÇÃO:

CURSOS DE DIVERSAS ÁREAS DO SABER APROVADO PELO MEC
A PARTIR DE R$ 4,90

MEDICINA, ODONTOLOGIA, ARQUITETURA E MUITO MAIS

www.cursosagora.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *